Três pescadores de nacionalidade espanhola foram resgatados esta terça-feira pela Marinha Portuguesa, depois de a embarcação de pesca de bandeira portuguesa «Raio de Luz» ter encalhado frente à praia do Farol, na ilha da Culatra, Algarve, anunciou aquele organismo.

De acordo com o site da Marinha Portuguesa na Internet, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, em articulação com a Capitania do Porto de Olhão, coordenou durante a madrugada de hoje a ação de salvamento dos três tripulantes.

Segundo a Marinha, os homens encontram-se de «boa saúde» na Capitania do Porto de Olhão, onde se encontram a prestar declarações, e apesar da presença no local de chegada de uma ambulância do INEM, os pescadores não tiveram necessidade de ser conduzidos ao hospital.

O pedido de socorro foi recebido pelas 03:20 de hoje, tendo sido mobilizada de imediato uma lancha da Polícia Marítima de Olhão e a embarcação salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos, que recolheu os tripulantes da embarcação de pesca às 04:05, adianta a Marinha.

A embarcação «Raio de Luz», registada em Cascais, com cerca de 16 metros, partira de Huelva com os três tripulantes que, aquando do socorro, já se encontravam na balsa salva-vidas.

O barco encontra-se afundado, apenas com parte dos mastros visível, tendo as autoridades já contactado uma empresa especializada que deve iniciar hoje os trabalhos de remoção.