Um homem com uma hemorragia grave foi resgatado esta segunda-feira de um navio mercante e transportado para o hospital de Faro, anunciou a Marinha Portuguesa, que coordenou a operação desde o Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa.

O alerta foi dado pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Den Helder (JRCC Den Helder), a informar que o doente, de 46 anos, nacionalidade russa, se encontrava com “uma hemorragia não controlada, dores e tensão arterial muito baixa”, a bordo do navio mercante “Esprit”, 31 milhas a sul de Albufeira, precisou a Marinha num comunicado.

Após contacto com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), o transporte do doente foi feito de helicóptero para o aeroporto de Faro e, posteriormente, de ambulância até ao hospital local.

O helicóptero EH-101 da Força Aérea chegou ao aeroporto de Faro às 11:20 e era aguardado pela ambulância do Instituto de Emergência Médica (INEM), que transportou o doente para o Hospital de Faro “em situação estável”, sublinhou a mesma fonte.