logotipo tvi24

Repórter TVI esta noite: «Faturas de betão»

Em plena crise, vão ser construídas em Portugal nove barragens. A TVI foi investigar se este investimento vale a pena e quais as explicações para os custos da electricidade. Esta é a a grande reportagem desta noite no Jornal das 8.

Por: Redacção / Carlos Enes    |   2012-05-07 17:17

As facturas de electricidade não param de subir. Mas, em plena crise, Portugal vai investir na construção de barragens o equivalente a três pontes Vasco da Gama. Como será depois?

«As hídricas não têm sobrecusto para o cliente. As hídricas se não foram capazes de competir com as outras 400 centrais que existem na Península Ibérica não trabalham. Os clientes não vão pagar nada daquilo, tirando a garantia de potência», defende António Castro, administrador da EDP.

A garantia de potência é um subsídio de 50 milhões de euros por ano que os consumidores de electricidade terão de pagar às novas barragens, durante dez anos.

«As novas grandes barragens não são um problema das populações locais, ou dos ambientalistas, são um problema de todos nós, porque nos vão ao bolso. Estas nove novas barragens vão custar-nos um aumento de 10 por cento na factura de electricidade», considera Joanaz de Melo, professor universitário na área de engenharia do Ambiente.

As novas barragens não terão apenas um, mas dois muros de betão, para poderem pôr os rios a correr ao contrário e usar várias vezes a mesma água. Só que para isso vão gastar mais energia eléctrica do que aquela que poderão produzir.

«Quando existe água em vez de a turbinar uma vez e deixar seguir para o Mar, faço retenções mais à frente, bombeio, e posso turbiná-la outra vez e várias vezes e andar neste ciclo várias vezes. E não tem nada a ver com eólicas», sustenta Nuno Ribeiro da Silva, presidente da Endesa.

Veja no Jornal das 8 desta noite a versão na íntegra desta reportagem

Partilhar
EM BAIXO: Repórter TVI: «Faturas de betão»
Repórter TVI: «Faturas de betão»

IC2: um morto e 11 feridos em acidente com seis viaturas
Colisão envolveu dois pesados e quatro ligeiros
Mais de dois mil edifícios públicos têm amianto
Levantamento feito pelo Governo foi divulgado esta quinta-feira e revela que 16% das construções estão contaminadas
ASAE dá golpe em site que vendia acessórios falsos na Internet
Foram apreendidos 249 artigos e três computadores, no valor total de cerca de 8.400 euros
EM MANCHETE
Cessar-fogo de 72 horas em Gaza
Israel e Hamas concordam com tréguas humanitárias a partir das 6:00 (hora de Lisboa) desta sexta-feira, revelam EUA e ONU
Bolsa: tombo de 42 por cento do BES arrasa PSI-20
Comissário Europeu: Governo escolheu, mas adiou decisão