A PSP de Aveiro deteve esta terça-feira seis homens, com idades entre 22 e 33 anos, suspeitos de pertencerem a um grupo organizado que terá assaltado várias residências no norte do país, anunciou aquela força policial.

Segundo a mesma fonte, os furtos ocorreram nos últimos meses em diversas localidades dos distritos de Aveiro, Braga, Vila Real, Porto e Viseu.

As autoridades policiais acreditam ter desmantelado o grupo, que «atuava de forma organizada e articulada» e que terá lesado dezenas de vítimas em milhares de euros.

Os suspeitos, residentes na zona do grande Porto, foram detidos no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão, nos concelhos do Porto e Vila Nova de Gaia.

No decorrer da operação, foram apreendidos cinco automóveis, um cofre com cerca de 400 peças de joalharia e marroquinaria, seis LCD e diverso equipamento eletrónico.

As autoridades apreenderam ainda cerca de 23 doses de haxixe, dezenas de telemóveis e relógios de pulso, diversas ferramentas e objetos utilizados para a abertura de viaturas automóveis, chaves de veículos não identificados e chapas de matrículas de automóveis.

A operação realizada pela Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Espinho contou com o apoio da Força Destacada da Unidade Especial de Polícia e da Divisão de Investigação Criminal do Comando Metropolitano do Porto.