Um concurso de misses, destinado às estudantes universitárias, um «jantar do bigode» e uma batalha de almofadas são algumas das iniciativas incluídas no programa da Queima das Fitas de Coimbra, que começa terça-feira, segundo avança a agência Lusa.

Apresentado esta segunda-feira em conferência de imprensa, o programa geral da festa dos estudantes da Academia de Coimbra compreende a eleição, a 20 de Abril, da Miss Queima das Fitas, cruzando áreas como a moda e a fotografia, explicou hoje a presidente da comissão central do evento, Rita Borges.

Já para 24 de Março, está previsto o I Jantar do Bigode, como forma de promover «alguma diversão», adiantou a presidente da comissão central da Queima das Fitas 2009.

Outra inovação na edição deste ano, que se prolonga até 21 de Junho, é um jogo de batalha de almofadas («pillow fight») marcado para 18 de Março.

Queima repleta de actividades

Mais de uma centena de actividades preenchem o programa das actividades culturais e desportivas da Queima das Fitas, que começa terça-feira com a exposição itinerante «Queima das Fitas, 110 anos», na Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação, e com uma mostra de carros de competição no pólo II da Universidade de Coimbra.

Na parte desportiva, o programa introduz também algumas novidades, nomeadamente as I Olimpíadas Universitárias, que começam no próximo dia 16, os «Torneios da Praça», com a prática à noite de várias modalidades, como matraquilhos, e uma «tarde sénior», destinada aos cidadãos mais idosos, marcada para 10 de Junho, no Parque Verde do Mondego.

Com eventos nas áreas da cultura, desporto e solidariedade e as actividades tradicionais, a Queima das Fitas da Academia de Coimbra contempla ainda um concurso de bandas, intitulado «Musicalidades», o festival Caminhos do Cinema Português e uma prova de vinhos, a 28 de Março, para a eleição do vinho oficial dos 110 anos da festa.

A serenata monumental está marcada para as 00:00 de 01 de Maio e as «Noites do Parque» arrancam na mesma data, prolongando-se até 08 de Maio, com o cortejo dos grelados a decorrer no dia 03.