Notícia atualizada às 20:30

Uma aeronave ligeira (um Cessna) caiu, esta sexta-feira de manhã, ao largo de Sagres, no Algarve, confirmou à TVI a Capitania do Porto de Lagos.

O alerta foi dado por volta das 11:00, por «um membro de uma embarcação de pesca», que se encontrava a cerca de uma milha e meia a duas milhas a sul do Porto da Baleeira e que terá visto um aparelho a voar a baixa altitude e, de seguida, ouvido um estrondo. As autoridades deslocaram-se para o local e encontraram documentos pertencentes a uma aeronave.

«Para mim, aquilo bateu no mar e depois é que arrebentou»

«Contactados os aeródromos, constatou-se que havia um aparelho desaparecido com um tripulante a bordo. O aparelho tinha desaparecido dos radares», explicou o capitão Pedro Pinto, da capitania do Porto de Lagos, em declarações telefónicas à TVI, acrescentando que «na altura, como agora, havia muito nevoeiro na zona».

Já a Força Aérea, em comunicado divulgado pela Lusa, revela que o passageiro se «trata de um indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa e [de] 74 anos, que havia descolado do Aeródromo de Portimão a bordo de um Cessna».

O comandante de Lagos e Sagres admitiu ao TVI24 que amanhã já se possa recorrer a mergulhadores na água. Hoje o helicóptero que participava na operação regressou depois de reabastecer e juntou-se a várias embarcações.

As buscas foram suspensas por volta das 20:00, mas serão retomadas este sábado, pela manhã.