A PSP informou esta sexta-feira que deteve sete suspeitos de tráfico de droga na Área Metropolitana do Porto e que apreendeu liamba, haxixe e cocaína, num total de 9.786 doses individuais, 11 armas e 3.887 euros.

A investigação policial, iniciada há cerca de dois anos e na sequência da qual já foram detidas e constituídas arguidas 16 pessoas – cinco delas em prisão preventiva -, culminou com a realização de 17 buscas domiciliárias e oito buscas não domiciliárias nas áreas de Vila Nova de Gaia, Porto e Gondomar, lê-se num comunicado da PSP.

Durante a operação, a PSP apreendeu 8.859 doses individuais de liamba, 772 doses de haxixe, 55 doses de cocaína, sete armas de fogo (seis espingardas e uma pistola), quatro armas brancas, 1.492 munições de diferentes calibres, uma estufa própria para cultivo de canábis e 93 telemóveis.

As buscas realizaram-se durante uma operação policial que decorreu entre as 10:00 de quarta-feira passada e as 12:00 de quinta-feira.

Os detidos vão ser hoje presentes às autoridades judiciais.

A PSP informou também que deteve, durante uma operação de prevenção e combate à criminalidade entre as 07:00 de quinta-feira e as 07:00 de hoje, nove pessoas por condução sob efeito de álcool, cinco por conduzirem sem carta de condução e quatro pessoas por mandado.