A PSP e a GNR asseguram a partir desta segunda-feira um serviço gratuito de vigilância às residências durante o período de férias dos proprietários que tenham feito o pedido junto das forças de segurança.

No âmbito do programa «Verão seguro - chave direta», as duas forças asseguram até 15 de setembro um serviço gratuito que visa reforçar a vigilância às residências de quem vai para férias e faz o pedido junto da GNR ou da PSP.

Segundo as duas forças de segurança, a adesão ao programa de vigilância das residências pode ser feita através da entrega de um requerimento no posto ou na esquadra da área de residência ou solicitando este serviço através da Internet.

Este programa visa assegurar, «de forma direcionada e eficaz», a segurança das residências dos cidadãos que se ausentem das suas habitações durante as férias de verão através de «uma ação de patrulhamento mais intensivo».

Ao longo do verão de 2012, a PSP vigiou 6.444 residências, quatro das quais foram assaltadas.

Na área da GNR aderiram em 2012 ao programa 2.287 cidadãos, tendo diariamente 510 militares participado na vigilância das habitações.