Pelo menos 27 pessoas foram detidas nas últimas 12 horas, 20 das quais por condução sob o efeito de álcool, no âmbito de um conjunto de operações levadas a cabo pela GNR em todo o território nacional, foi este sábado divulgado.

De acordo com um comunicado da GNR, entre as 20:00 de sexta-feira e as 08:00 de hoje foram detidos 27 pessoas, das quais 20 por condução sob o efeito do álcool, três por condução sem habilitação legal e duas por tráfico de estupefacientes.

Durante a operação da força policial, levada a cabo em todo o país, foram apreendidas 187,54 doses de haxixe, 27,93 doses de liamba, duas armas de fogo, duas armas brancas, 45 munições e 1.155 euros.

Foram igualmente detetadas, ao longo destas 12 horas, 597 infrações, das quais, 75 por excesso de velocidade, 56 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 17 por falta de inspeção periódica obrigatória, cinco por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança, 21 por uso indevido do telemóvel, dez por falta de seguro obrigatório e 11relacionadas com tacógrafos.

A GNR registou ainda 25 acidentes, dos quais resultaram 14 feridos, dos quais dois em estado grave.

No Porto, a PSP do Porto deteve, esta madrugada, oito cidadãos por condução sob o efeito do álcool, tendo também autuado 145 condutores que circulavam em excesso de velocidade.

Durante a operação policial no âmbito rodoviário, que decorreu entre as 03:30 e as 08:30 deste sábado, o dispositivo da PSP do Comando Metropolitano do Porto efetuou a identificação de 493 condutores, 378 dos quais foram submetidos ao teste de álcool.

A citada operação realizou-se nos principais eixos rodoviários da cidade do Porto tendo sido dada especial atenção à condução sob influência de álcool e em excesso de velocidade”, refere comunicado da PSP.

Durante o mesmo período, foram controladas por radar 4.048 viaturas, 145 das quais circulavam em excesso de velocidade.

A PSP deteve ainda um cidadão por desobediência e autuou 17 por condução sob o efeito do álcool.