A PSP de Aveiro anunciou a apreensão de dez automóveis, com recurso a uma viatura equipada com a tecnologia "Polícia Automático", um sistema de leitura automática de matrículas.

Segundo um comunicado da PSP, a apreensão ocorreu durante uma operação de fiscalização rodoviária realizada na terça-feira, entre as 09:00 e as 18:00, na área de jurisdição da esquadra de Santa Maria da Feira.

Durante a operação foram controlados 7.061 veículos automóveis, tendo sido apreendidas dez viaturas a circular com ordem de apreensão, cinco das quais à ordem da Autoridade Tributária. As restantes cinco viaturas foram apreendidas à ordem do Tribunal (três) e de Agentes de Execução (duas).

O sistema "Polícia Automático" tem como principal objetivo detetar veículos que se encontram a circular ilegalmente ou que constam para apreender, por diversos motivos (falta de seguro, matrícula falsa, dívidas fiscais, falta de regularização de propriedade, furto, entre outros).

Consiste numa câmara de captação de matrículas que opera por infravermelhos e que foi introduzida em 2008 em alguns carros da PSP e GNR de todo o país.

"Em tempo real e com o veículo em circulação, o sistema permite consultar, num ecrã que se encontra no interior da viatura policial, várias matrículas por segundo, independentemente das condições atmosféricas e de luz existentes", refere o comunicado citado pela Lusa.