A PSP anunciou a detenção de dois homens por suspeita de tráfico de droga no concelho de Sintra, um dos quais transportava um quilo de cocaína no organismo.

Foram apreendidos aos dois homens, de 42 e 27 anos, um quilo de cocaína e cerca de 2,5 quilos de haxixe, adianta em comunicado o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, acrescentando que as detenções foram o culminar de uma investigação de um ano.

O suspeito que transportava um quilo de cocaína no organismo, suficiente para 10 mil doses, foi detido no sábado de manhã perto do aeroporto de Lisboa, é oriundo de São Paulo, no Brasil, tendo sido transportado para o Hospital Fernando da Fonseca, na Amadora, para expelir a droga.

«Trata-se de produto estupefaciente que se presume dotado de concentração e pureza elevadíssimas», o que permite que possa ser vendido em «quantidades bem superiores», possibilitando «a obtenção de lucros bastante avultados».

O homem tem vários antecedentes relacionados com este tipo de crime, com o mesmo registo de atuação e, «num passado mais distante, por crimes lesivos da esfera patrimonial, maioritariamente roubos», adianta a PSP, observando que o homem nunca esteve detido.

O outro suspeito, sem antecedentes criminais, foi detido também no sábado, cerca das 12:30, na zona da Reboleira, no concelho da Amadora. Na sequência de buscas à casa do suspeito, a polícia apreendeu 2.560 gramas de haxixe, suficientes para 25.600 doses, que tinham sido adquiridas em Marrocos.

A PSP refere que a droga apreendida destinava-se a ser comercializada em todo o concelho de Sintra, «com maior enfoque na freguesia de Algueirão ¿ Mem Martins».

Os detidos vão ser presentes na segunda-feira ao juiz do Tribunal da Grande Lisboa ¿ Noroeste, em Sintra, para primeiro interrogatório judicial.