A PSP do Porto anunciou hoje a detenção de um jovem suspeito de ter praticado diversos roubos através de coação física e recurso a ameaças de arma branca.

Em comunicado, a PSP refere que o jovem, de 21 anos, foi detido no âmbito de uma operação policial no âmbito do combate ao crime de roubo na cidade do Porto.

O detido «foi sujeito a vários reconhecimentos pessoais, tendo sido indicado por 21 vítimas como sendo o autor dos crimes», acrescenta a PSP.

A detenção ocorreu na sequência de uma investigação da PSP e «no decurso de diligências policiais desenvolvidas há cerca de três meses».

Depois de presente junto do Tribunal de Instrução Criminal do Porto, o jovem encontra-se agora no Estabelecimento Prisional do Porto, onde cumpre a prisão preventiva que lhe foi decretada.

No comunicado, a PSP refere também ter detido um homem de 47 anos suspeito da prática de furtos no interior de garagens de recolha de veículos e oficinas de reparação automóvel localizadas no Norte do país.

«Foi possível verificar que o suspeito, através dos métodos de escalamento e arrombamento, procedia à prática de furtos» naqueles locais, «privilegiando a subtração de quantias monetárias, equipamentos informáticos, ferramentas, máquinas e viaturas de gama alta que posteriormente utilizava na prática de outros ilícitos, como abastecimento de combustível e consequente fuga» sem pagar, escreve a PSP.

O suspeito ficou também em prisão preventiva, tendo sido conduzido ao Estabelecimento Prisional do Porto.

Entre as 08:00 de sexta-feira e as 08:00 de hoje, a PSP do Porto deteve ainda dez pessoas, três das quais por alegado tráfico de drogas.

No âmbito desta ação, a polícia apreendeu haxixe em quantidade suficiente para 131 doses individuais.