Catorze pessoas foram detidas por tráfico de droga e mais de 70 mil euros foram apreendidos na sequência de duas operações levadas a cabo pela PSP de Lisboa, revelou hoje o comandante Resende Silva.

Numa conferência de imprensa onde estavam expostos os materiais apreendidos, o comandante disse aos jornalistas que a “Operação Dominó” decorreu na terça-feira e ocorreu na sequência de uma investigação de um ano.

Segundo o comandante, na sequência dessa operação foi neutralizada “uma das maiores redes de abastecimento de droga na zona de Lisboa e periferia”.

“Durante dez horas (das 11:00 às 21:00) foram feitas buscas em vários pontos do país, nomeadamente Lisboa, Amadora, Pontinha, Bombarral, Leiria, Cartaxo e Alcobaça, das quais 11 foram domiciliárias e seis não domiciliárias”, indicou o comandante.

Da operação resultou a apreensão de mais de 145 mil doses de haxixe, cinco mil de cocaína, 65 de liamba e oito de ecstasy, bem como quase 47 mil euros em dinheiro, 23 telemóveis e seis viaturas ligeiras, cinco das quais de alta cilindrada.

Seis espingardas ilegais, uma réplica de uma arma de fogo, uma mota, um computador portátil, duas balanças de precisão e dois moinhos foram outros dos materiais apreendidos.

Segundo o comandante Resende da Silva, nesta operação foram detidos seis homens, com idades entre os 22 e os 49 anos, tendo cinco deles ficado em prisão preventiva.

“Esta foi uma operação que desmantelou vários níveis desta rede, que consideramos neutralizada neste momento”, afirmou, acrescentado que os cabecilhas estavam nos distritos de Leiria e Santarém.

Na quarta-feira, a PSP realizou uma outra operação na freguesia de Santo Condestável, em Lisboa, que incidiu numa rede de venda direta ao consumidor e da qual resultou a detenção de seis homens e duas mulheres com idades entre os 19 e os 49 anos.

“Todos eles tinham antecedentes por tráfico de droga” e três deles ficaram em prisão preventiva, indicou o comandante.

Foram ainda apreendidas 837 doses de cocaína, 716 de heroína e 48 de haxixe, 25 mil euros em dinheiro, uma balança de precisão, uma pistola que estava ilegal, munições e vários telemóveis.