A PSP anunciou esta sexta-feira a detenção de 46 pessoas e a apreensão de 57 armas durante duas operações de controlo de armas e explosivos realizadas na quinta-feira.

O intendente Pedro Moura, do Departamento de Armas e Explosivos (DAE) da PSP, disse à agência Lusa que sete pessoas foram detidas por posse de arma proibida e uma por tráfico de armas, sendo as restantes por mandados de detenção e no âmbito rodoviário, tendo em conta que uma das operações previa operações de trânsito.

Nas duas operações realizadas na quinta-feira, a PSP apreendeu também 57 armas, 203 munições, 27 quilogramas de produto explosivo, dois quilogramas de matéria perigosa, 64 quilogramas de pólvora, 1.605 metros de cordão detonante, 365 metros de rastilho, 256 detonadores, 30 ligadores e 615 artigos pirotécnicos.

A PSP realizou, entre as 00:00 e as 24:00 de quinta-feira, a operação policial «Armex II», fiscalização que a PSP desenvolve duas vezes por ano no âmbito do controlo de armas e munições, e uma outra ação levada a cabo pelo DAE da Polícia fruto de uma investigação de suspeita de tráfico de armas e mediação.