O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 27 pessoas e apreendeu oito armas numa operação contínua entre as 07:00 de sexta-feira, sexta-feira e as 07:00 de sábado, anunciou este domingo a instituição.

«O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP realizou entre as 07:00 do dia 12 de dezembro e as 07:00 do dia 13, uma operação policial contínua, em toda a área metropolitana de Lisboa, num período de 24 horas seguidas, procedendo à detenção de 27 pessoas e à apreensão de 8 armas», refere o comunicado da polícia.

Na operação estiveram envolvidos 300 operacionais da PSP, tendo participado vários departamentos da instituição, nomeadamente a segurança aeroportuária, segurança a transportes públicos, fiscalização de trânsito e patrulhamento, adianta o comunicado.

Do total de detenções, 11 deveram-se a condução com excesso de álcool, seis por posse de arma ilegal, cinco por mandado de detenção, quatro por falta de habilitação legal para conduzir e a última por tráfico de estupefacientes.

Das armas apreendidas, duas eram de fogo, cinco eram armas brancas e outra um aerossol.

Na operação da PSP procedeu-se ainda à fiscalização de cerca de 2.500 viaturas, tendo sido levantados cerca de 380 autos de contraordenação, por infrações diversas ao Código da Estrada.

«A operação contemplou ainda a fiscalização de estabelecimentos, que culminou no levantamento de vários autos de notícia por contraordenação, relativos a incumprimentos vários», lê-se no mesmo comunicado.