Um grupo anónimo promete bloquear o Terminal de Alcântara do Porto de Lisboa no próximo sábado, dia 19 de outubro, no mesmo dia em que a CGTP se vai concentrar em Alcântara.

O protesto foi convocado através do blogue «Bloqueio do Porto de Lisboa | 19 de Out» e pretende «interromper a circulação de mercadorias no principal terminal de transporte marítimo de Portugal» para «apoiar a greve em curso dos estivadores».

«Queremos parar um processo de precarização, reforçando a luta concreta no porto de Lisboa. Queremos fazer crescer outras lutas, noutros sectores da economia, noutras áreas da vida. Queremos dizer bem alto que o problema é a exploração e a acumulação obscena de recursos por uns poucos. Queremos dizê-lo numa linguagem que não possa mais ser ignorada. Queremos parar a economia e colocá-la nas nossas mãos», pode ler-se.

O movimento garante não ter qualquer relação com o protesto da CGTP e a intersindical já se desmarcou desta iniciativa e não assume qualquer responsabilidade pelo que venha a acontecer.

A convocatória deste novo protesto - «Fazer pontes, ocupar a rua, parar o porto de Lisboa» - acontece no Facebook e é «aberta e múltipla», «sem porta-vozes nem dirigentes».