Dois incêndios florestais estão a mobilizar 128 operacionais, 35 veículos e um meio aéreo, esta quarta-feira, nos distritos de Castelo Branco e Braga.

Na sua página da Internet, a Proteção Civil detalha que o incêndio de maiores proporções lavra com uma frente em Macieira, concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco. Teve início pelas 14:53 numa zona de mato e está a ser combatido por 98 elementos, 26 viaturas e um avião de ataque inicial. Entretanto, a ANPC indicou que este incêndio ficou dominado pelas 16:20. 

O outro fogo, de menores proporções, queima mato na zona de Marachão, Esposende, no distrito de Braga. Deflagrou pelas 17:58 de terça-feira, reativou-se pelas 12:12 de hoje e está a ser atacado por 30 homens e nove veículos.

Pelas 15:59, a ANPC informava que o fogo estava a progredir "em local de difícil acesso aos veículos de combate, estando o mesmo a ser efetuado com recurso a ferramentas manuais".

A Proteção Civil destaca na sua página os incêndios florestais com mais de duas horas ou mais de 10 veículos operacionais ou ainda que envolvam três ou mais meios aéreos pesados.

O país está em alerta precisamente por causa do risco muito elevado de incêndios hoje e quinta-feira.