A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou esta sexta-feira para a possibilidade de inundações nas zonas mais vulneráveis, por causa do agravamento das condições meteorológicas, a partir da madrugada de sexta-feira, com queda de neve, chuva e vento muito forte.

Em comunicado, a ANPC refere que é esperado, para os próximos dias, um agravamento das condições meteorológicas, com especial incidência nas regiões a norte do rio Tejo, Alto Alentejo, Minho e Douro Litoral.

No aviso à população sobre as medidas preventivas, a Proteção Civil chama a atenção para a “possibilidade de inundações nas zonas historicamente vulneráveis”.

O alerta da ANPC surge após o contacto realizado com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê queda de neve acima dos 1.000 a 1.200 metros de altitude, a partir do fim da madrugada de sexta-feira, descendo a cota gradualmente a partir do início da tarde para os 400 e 600.

No sábado, a neve poderá cair em regime de aguaceiros acima dos 200 a 400 metros de altitude, podendo atingir as regiões do sul.

Aviso laranja em quase todo o país

Grande parte do país vai estar sob aviso laranja esta sexta-feira, o segundo mais grave numa escala de quatro, por causa da neve e da agitação marítima. Será, por isso, um final de semana muito frio. 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera já tinha anunciado, a meio da semana, um agravamento do tempo para a reta final do mês de fevereiro., com frio, chuva, neve e vento.

São 12 os distritos sob aviso laranja, entre as 15:00 e as 00:00, devido à previsão de queda de neve acima de 400 a 600 metros: Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Viseu.

Os distritos de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Leiria, Porto, Viana do Castelo e Setúbal vão estar igualmente sob ‘Aviso Laranja’, mas neste caso devido à previsão de agitação marítima, entre as 12:00 de sábado e as 08:00 de domingo. Esperam-se ondas de noroeste com cinco a seis metros.

Já os distritos de Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Porto, Viseu, Vila Real e Viana do Castelo vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ desde as 06:00 de sexta-feira e até às 06:00 de domingo, por vários motivos: previsão de neve, vento forte do quadrante sul, com rajadas até os 100 quilómetros hora nas terras altas, precipitação e agitação marítima.

Quanto a Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Braga, vão estar sob ‘o mesmo aviso a partir das 06:00 e até às 18:00 de sexta-feira. Nestes casos, por causa da chuva por vezes forte, passando a regime de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

Já os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ para o vento forte do quadrante sul, com rajadas até os 80 quilómetros hora no litoral e até os 100 km/hora nas terras altas, rodando para noroeste a partir da tarde.

Também a costa norte da ilha da Madeira e Porto Santo estarão sob aviso amarelo. A agitação marítima resultará em ondas de noroeste com quatro a cinco metros, entre as 18:00 de sábado e as 08:00 de domingo.