A Academia Portuguesa de Cinema vai distinguir, no âmbito dos Prémios Sophia, a atriz Eunice Muñoz e o ator e encenador Luís Miguel Cintra com o Prémio Carreira 2015.
 
Eunice Muñoz é uma das mais reconhecidas atrizes do panorama nacional e internacional. Começou no teatro em 1941, com a peça «Vendaval» e mais tarde no cinema em «Camões». A estreia em televisão deu-se com a interpretação da personagem Dona Benta, há 22 anos, na telenovela «A Banqueira do Povo». A polivalência que a caracteriza, valeu-lhe a condecoração com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D.Henrique, pela Presidência da República, no ano de 2010. Este ano, irá completar 74 anos de carreira.
 
Nascido em 1949, Luís Miguel Cintra é um dos mais reconhecidos atores e encenadores português. Estreou-se num grupo de teatro fundado por ele em 1967 e mais tarde dirigiu a Coleção de Teatro Seara Nova e a Coleção de Teatro. Em 1970 começou a entrar em filmes. Algumas interpretações foram distinguidas com prémios entre os quais, por Melhor Interpretação em Cinema, o Prémio Bordalo da Casa da Imprensa . Em 2005, recebeu o Prémio Pessoa e foi também distinguido com o Prémio da Universidade de Coimbra.
 
Os Prémios Sophia são atribuídos anualmente e pretendem dar a conhecer o melhor da produção nacional. O ano passado, os prémios foram atribuídos ao realizador, José Fonseca e Costa, ao diretor de fotografia, Eduardo Serra e ao ator e produtor, Henrique Espirito Santo. Este ano, a Gala dos Prémios Sophia 2015, decorre no dia 2 de Abril , no CCB, em Lisboa.