O cartoonista português Rodrigo de Matos venceu o Grande Prémio Press Cartoon Europe com um trabalho, publicado no semanário «Expresso» em novembro passado, sobre futebol e a crise económica portuguesa, anunciou esta quinta-feira o júri.

O Press Cartoon Europe é uma iniciativa do organismo Press Cartoon Belgium, para distinguir os melhores cartoons publicados em jornais, revistas e meios de comunicação na Internet, oriundos da Europa.

Rodrigo Matos conquistou o Grande Prémuo, no valor de oito mil euros, com um cartoon que revela um mendigo com uma tigela nas mãos, a ser servido com uma concha onde está colocada uma bola de futebol, fazendo referência à crise económica em Portugal e ao apuramento de Portugal para o campeonato do mundo, este ano, no Brasil.

O segundo prémio foi atribuído a Tjeerd Royaards e o terceiro a Hajo de Reijger, por cartoons publicados na Holanda.

Rodrigo de Matos, que colabora com o «Expresso» desde 2006, receberá o prémio no Festival Internacional de Cartoon, em Knokke-Heist, na Bélgica.

O cartoonista português nasceu em Angola, em 1975, estudou jornalismo em Coimbra, viveu no Brasil, em Espanha, onde se diplomou em Ilustração Editorial e de Imprensa, e reside atualmente em Macau.

Rodrigo de Matos também publica no jornal macaense «Ponto Final», como conta a Lusa.