O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) começou esta segunda-feira a recuperar a cobertura do bairro social da Meadela, na cidade de Viana do Castelo, que caiu durante a madrugada devido ao mau tempo.

Questionada pela agência Lusa, fonte daquele instituto explicou que a «queda parcial da cobertura em causa é uma situação resultante do temporal, estando já o IHRU a resolvê-la».

O local foi inicialmente vedado a transeuntes, tendo em conta o receio dos moradores com a queda de outras partes daquela cobertura que se encontravam soltas.

Os trabalhos no telhado arrancaram já durante a tarde, confirmou a Lusa no local.

De acordo com informações recolhidas junto dos moradores daquele bairro, a queda de «dezenas de telhas» sobre a rua começou cerca das 01:00 e prolongou-se durante pelo menos uma hora.

«Foram os vizinhos a avisarem-se uns aos outros para conseguirem tirar os carros que se encontravam junto ao prédio», afirmou à Lusa um morador daquele bairro.

Neste bairro social, gerido pelo IHRU e constituído por um único edifício de três andares e sete entradas, habitam cerca de 40 famílias.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, durante o período de alerta de vento forte e chuva, entre as 15:00 de domingo e as 08:00 de segunda-feira, registaram-se 56 ocorrências «diretamente relacionados com o mau tempo».

Grande parte destas situações verificaram-se no concelho de Viana do Castelo e foram, essencialmente, quedas de árvores, disse a mesma fonte.