A Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (FEPONS) alertou este domingo para a possibilidade de mortes nas praias portuguesas devido ao aumento das temperaturas previsto a partir deste domingo.

A federação lembrou que não há vigilância dos nadadores salvadores e por isso é «necessário adotar comportamentos extraordinários de segurança», como não passear junto da ondulação, evitar tomar banho no mar e caso isso aconteça os banhistas devem evitar correntes de retorno.

Além das temperaturas altas, a federação recordou que os concessionários de praia podem funcionar «sem obrigatoriedade da presença de nadador salvador».

«Mantemos a opinião de que a legislação que permite os concessionários de praia abrirem sem a obrigatoriedade da presença de nadador salvador não é adequada, podendo trazer mortes às praias portuguesas e que a contração dos nadadores salvadores deveria ser uma competência do Estado, através das autarquias», lê-se no comunicado divulgado.

A meteorologista Madalena Rodrigues informou que as temperaturas máximas vão subir gradualmente, entre três e sete graus, a partir deste domingo, devido a uma «massa de ar quente e seca».

Um comunicado publicado no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que haverá uma «mudança significativa na situação meteorológica, devido ao estabelecimento de um anticiclone na região adjacente à Península Ibérica e ao transporte para o território do Continente de uma massa de ar quente e seco».

«Hoje é o dia em que se espera maior subida da temperatura máxima, na segunda-feira mantém-se praticamente igual, podendo subir um a dois graus em alguns locais», afirmou a meteorologista, acrescentando que nos dias seguintes não haverá alterações significativas.

A partir de sexta-feira, já se espera uma pequena descida da temperatura, adiantou Madalena Rodrigues.

Apesar de estas temperaturas não serem uma «situação anormal», a meteorologista disse que «estão acima dos valores médios para este mês do ano».

As temperaturas máximas previstas para este domingo são de 28ºC para Lisboa e 27ºC para o Porto e Faro.