Quando os estrangeiros valorizam os portugueses pela simpatia e amizade, podemos pensar que é exagero, mas nada como um estudo para confirmar os elogios dos estrangeiros que passam pelo “jardim à beira-mar plantado”. Os analistas inquiriram 14 mil pessoas, num total de 191 países, para chegarem ao resultado final, que é do agrado dos portugueses, mas não contentou os cidadãos da República Checa.

De acordo com o estudo publicado pela InterNations, uma empresa que desenvolve várias investigações na área da qualidade de vida, facilidade de integração, situação financeira, ambiente no trabalho e vida familiar, o país onde é mais fácil fazer amigos é Tawain, seguido do Uganda e da Costa Rica.  

Estudo Países Mais Amigáveis (fonte: Indy100)

Em 10º lugar, surge o pequeno retângulo no extremo-ocidente da Europa. Os portugueses são o povo mais simpático do velho continente, seguidos dos espanhóis e dos romenos.

No outro extremo da tabela, o estudo revela os países onde fazer amigos pode tornar-se numa tarefa difícil. Em 67º lugar encontra-se o Kuwait, seguido da Arábia Saudita e da República Checa.