A Capitania do Porto de Leixões, Matosinhos, e o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) realizaram na madrugada de hoje o resgate médico de um tripulante de um navio de carga.

Em comunicado, a Marinha Portuguesa refere que o tripulante encontrava-se a bordo do navio de carga Orient Lucky, com bandeira do Panamá, a navegar a cerca de 110 milhas a oeste do porto de Leixões.

O alerta chegou via telefónica a informar que um dos tripulantes, homem de nacionalidade chinesa, com 31 anos, estaria com tremores generalizados e convulsões”, esclarece a Marinha.

O CODU-Mar avaliou a necessidade de evacuação médica e “o navio dirigiu-se para o porto de Leixões, ficando a pairar a 2 milhas náuticas a oeste” deste porto de mar, permitindo o resgate do tripulante pela semirrígida da Capitania do Porto de Leixões.

Esta operação de resgate ocorreu cerca da 01:30 desta madrugada para a marina do Porto Atlântico, onde aguardava a ambulância do INEM, que transportou o homem para o Hospital Pedro Hispano, em situação estável.