A Torre dos Clérigos, considerada ex-líbris da cidade do Porto, vai estar encerrada ao público a partir de segunda-feira e até ao dia 28, no âmbito das obras de renovação que estão a ser realizadas no monumento.

As obras na Torre, que visam «dar mais segurança a quem a visita», vão também permitir aos turistas ter uma melhor visibilidade sobre a cidade e perceberem, através de leitores de passagem, que edifícios conseguem dali visualizar.

Em declarações à Lusa, o presidente da Irmandade dos Clérigos, Américo Aguiar, afirmou que, «por razões de segurança, é necessário encerrar a Torre” durante cerca de duas semanas.

A empreitada prevê a colocação de um piso alterado, «para que os visitantes passem a ter o parapeito das varandas da Torre não ao nível do queixo, como atualmente, mas mais abaixo».

«Muitos turistas chamaram-nos também a atenção para o problema do espaço grande que existe nos balaustrados da varanda da Torre, pelo que foi decidido colocar um sistema que vai dividir [aquela extensão] e impedir, por exemplo, que uma criança consiga ali passar», acrescentou Américo Aguiar.

A empreitada prevê ainda «a colocação nos parapeitos de leitores de passagem», um sistema que vai dar ao turista «o perfil da cidade do Porto, através da catalogação dos edifícios e monumentos» que do alto da Torre se avistam.

Após a empreitada, «a Torre reabre com mais segurança e valências», concluiu.

As obras nos Clérigos representam um investimento total de 2,6 milhões de euros, comparticipados em 1,7 milhões pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), cabendo os restantes 800 mil à Irmandade dos Clérigos, com recurso a financiamento do programa Jéssica.

Em 2013, a Torre dos Clérigos recebeu cerca de 430 mil visitantes, sendo o custo de entrada de dois euros.

Considerada como um símbolo da cidade, a Torre dos Clérigos, com 75 metros de altura, é uma marca arquitetónica de Nasoni que foi classificada como monumento nacional em 1910.

A reabertura da renovada igreja dos Clérigos está marcada para o dia 12 de dezembro, às 12:00, exatamente 235 anos depois da primeira inauguração.

A Torre dos Clérigos foi distinguida com o certificado de excelência 2014 do ‘site' internacional de turismo e viagens TripAdvisor, depois das avaliações positivas dos visitantes referentes ao ano passado.