A Polícia Judiciária do Porto, juntamente com o Ministério Público, acompanhados por elementos da Autoridade Tributária realizaram dezenas de buscas esta quarta-feira, por suspeitas de fraude fiscal. Da operação, denominada “Fazenda branca”, resultaram nove detidos, informou a PJ, através de comunicado.
 
Mais de 30 buscas, a empresas e residências, tiveram lugar na área do Grande Porto, em Lisboa, Coimbra e Braga. No centro da investigação, liderada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal, do Porto, esteve o grupo têxtil "Feira dos Tecidos".

Em causa, segundo informações recolhidas pela TVI24, estará uma fraude relacionada com IVA, que terá lesado o Estado em cinco milhões de euros - um valor ainda provisório.

No comunicado da PJ, que faz o balanço das diligências, as autoridades explicam que:

“A investigação visava cessar a atividade de um grupo de pessoas fortemente indiciado pela prática continuada de crimes de associação criminosa, fraude fiscal e branqueamento de capitais.” 

 
No mesmo documento lê-se ainda:
 

“As investigações permitiram indiciar a existência de um grupo organizado no setor da compra e venda de têxteis que, atuando de forma concertada e permanente, vinha efetuando transações comerciais sem proceder à respetiva declaração fiscal ou fazendo-o com falsidade, lesava a Fazenda Nacional em dezenas de milhões de euros em sede de IRC e IVA.”


Além dos nove detidos, “com idades compreendidas entre 38 e 63 anos”, a PJ revela ainda que foram “apreendidos veículos automóveis, diversas obras de arte e outros bens móveis, milhares de euros em dinheiro e documentação relevante”.   Entre os detidos estarão o proprietário da empresa e uma contabilista.

Os detidos irão, entretanto, ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas. 
 
Nos últimos anos, a TVI24 sabe que o grupo já tinha sido alvo de buscas e de uma investigação também por fraude fiscal.

O  grupo têxtil tem dezenas de estabelecimentos espalhadas pelo país, incluindo as lojas Uscita.