Onze distritos de Portugal continental vão estar hoje sob ‘Aviso Amarelo’ devido ao tempo frio, com persistência de valores baixos de temperatura mínima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo o IPMA, os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ para o tempo frio, aviso que irá vigorar entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de sexta-feira.

O 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

De acordo com a previsão do IPMA para quarta-feira, as temperaturas mínimas vão rondar os -3 graus Celsius na Guarda e em Bragança, as cidades mais frias do país, onde as máximas não vão além dos 6 e 7 graus, respetivamente, e os sete de mínima em Faro.

Na cidade de Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os 4 de mínima e os 14 de máxima, no Porto entre os 4 e os 11, Coimbra entre os 2 e os 12 e em Viseu entre os -1 e os 8.

Em Santarém e em Beja as temperaturas mínimas e máximas vão oscilar entre os dois graus Celsius e os 14, e em Faro os termómetros podem chegar aos 15 de máxima (cinco de mínima).

Ondulação e vento fortes colocam Madeira sob aviso amarelo

A ilha da Madeira e o Porto Santo vão estar até sexta-feira sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de agitação marítima forte, vento e valores baixos de temperatura mínima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA indica na sua página na internet que as costas norte e sul da Madeira, regiões montanhosas e o Porto Santo vão estar entre as 21:00 de quarta-feira e as 13:00 de sexta-feira sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro devido ao tempo frio, com valores baixos de temperatura mínima.

O ‘Aviso Amarelo’ estende-se também, na costa norte, ao vento forte, predominante de norte com rajadas até 80 quilómetros/hora, que vigorará entre as 06:00 de quinta-feira e as 13:00 de sexta-feira, e à agitação marítima, com ondas de noroeste com quatro a cinco metros, vigorará entre as 12:00 de quinta-feira e as 13:00 de sexta-feira.

O IPMA também colocou o Porto Santo sob ‘Aviso Amarelo’ devido ao vento forte, com rajadas que podem atingir os 80 quilómetros/hora, a vigorar entre as 06:00 de quinta-feira e as 13:00 de sexta-feira e também para a previsão de ondas de noroeste com quatro a cinco metros.

Já para as regiões montanhosas, o IPMA prevê igualmente persistência de valores baixos de temperatura mínima até às 09:00 de sexta-feira, com o ‘Aviso Amarelo’ a estender-se igualmente ao vento forte com a previsão de rajadas de norte até os 100 quilómetros/hora.