Sabia que há um pombal contracetivo em Lisboa? Pois bem, fica na freguesia de Benfica a câmara municipal quer implementar mais sete até ao final do ano. Basicamente, estes pombais servem para atrair os pombos a fazerem os ninhos dentro destes espaços, para remover os ovos, antes de nascerem crias. Uma maneira de diminuir o número de pombos na capital.

Até ao fim de 2017, prevê-se que estejam implementados mais sete pombais seguindo o mesmo conceito, com o apoio das Juntas de Freguesia de Olivais, Alcântara, Alvalade, Carnide, Penha de França, Arroios e Lumiar".

Numa resposta escrita à agência Lusa, a Câmara da capital informou também que "está o projeto de execução em elaboração, uma vez que se tratam de construções de raiz", sendo que o "investimento estimado é de 75.000 euros, mais IVA".

O pombal contracetivo de Benfica existe desde maio e fica no Parque Silva Porto. A Câmara faz um balanço positivo: até à data foram recolhidos "mais de uma centena de ovos".

[O objetivo destes pombais passa por] atrair os casais de pombos a nidificarem dentro do pombal e posteriormente remover os ovos antes que se dê o nascimento dos pombos".

Apontando que "este número expressa o potencial que se poderá alcançar quando estiver toda a rede em pleno funcionamento", a autarquia considerou que "a implementação em curso tem permitido aferir uma série de pormenores que serão úteis para a expansão da rede pombais prevista".

O pombal já em funcionamento tem a particularidade de ser uma adaptação de um antigo pombal já existente naquele parque, tendo servido para testar e aferir os aspetos que deverão ser tidos em conta na construção dos próximos, tais como a dimensão de janelas e luminosidade do espaço".

A Câmara, liderada pelo socialista Fernando Medina, espera "nos próximos meses potenciar os resultados até agora alcançados", através de um "conjunto de estratégias que visam a diminuição do número efetivo de pombos sem recurso à captura".