O Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP vai reforçar o policiamento, domingo, na capital devido à final do Euro 2016, disputado entre Portugal e França, disse hoje à Lusa o comissário Soares.

“A PSP irá garantir uma presença adicional nas ‘fun zones’ disponíveis na cidade da Alameda e do Terreiro do Paço”, afirmou.

A polícia estará, também, com atenção redobrada na zona do Marquês de Pombal, onde é espera uma das maiores concentrações de adeptos, caso a Seleção portuguesa vença o campeonato da Europa.

Além disso, vai estar em toda a cidade um “grande dispositivo da direção de trânsito para acorrer a eventuais congestionamentos”.

O comissário Soares disse, ainda, que a unidade do corpo de intervenção vai estar envolvida no policiamento nesse dia. 

Afirmando que se trata de um “policiamento direcionado para um cenário de vitória”, o comissário acrescentou que o objetivo é dar uma “resposta flexível para eventuais direcionamentos de trânsito e manutenção da ordem pública”, uma vez que são esperados grandes aglomerados de pessoas.

Escusando-se a avançar com o número de agentes que vai estar nas ruas de Lisboa nessa noite, o comissário Soares disse apenas que “o efetivo é ajustado e pensado para que tudo corra dentro da normalidade”.

A final do europeu de futebol disputa-se no domingo, em Paris, às 21:00 locais (20:00 em Portugal).

Além das fun zones da Alameda e do Terreiro do Paço, os adeptos podem assistir à final em outros ecrãs gigantes disponíveis pela cidade como, por exemplo, na praça próximo da Junta de Freguesia dos Olivais, na Belém Beach, no Jardim do Eucaliptal, em Benfica, e no Jardim da Parada, em Campo de Ourique.