A PSP indicou este domingo que deteve 115 pessoas e apreendeu 134 quilogramas de metais não preciosos no âmbito de uma operação de combate a este tipo de furto e de vigilância ao transporte rodoviário de mercadorias sensíveis.

A operação «Portugal é segurança - teias de cobre II», que se realizou em todo o país entre as 06:00 de sexta e as 07:00 de sábado, permitiu ainda a apreensão de 31 viaturas e 306 doses de produto de estupefaciente.

Segundo a PSP, dos 134 quilogramas de metais não preciosos apreendidos, 66,5 quilogramas foram de cobre.

Como resultado da operação, foram detidas 115 pessoas, tendo sido a maioria por condução com excesso de álcool (74), falta de habilitação legal para conduzir (10), tráfico de droga (5), furto (4) e posse de arma ilegal (2).

Num comunicado à imprensa, a direção nacional da PSP refere que a operação visou o combate ao furto e roubo de metais não preciosos, e a fiscalização do transporte rodoviário de mercadorias sensíveis.

Na operação estiveram envolvidos 1800 polícias e 500 viaturas, que realizaram um total de 426 ações de fiscalização, sobretudo em zonas chave de recetação de metais não preciosos, zonas urbanas sensíveis e junto a estabelecimentos de diversão noturna.

Os polícias fiscalizaram também 12.285 viaturas e realizaram o teste de álcool a 3018 condutores.

A PSP levantou ainda 81 autos em estabelecimentos de diversão noturna.