A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, anunciou a abertura, em 2015, de 300 vagas para a formação de agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP), tendo em vista a integração nos quadros desta polícia.

Anabela Rodrigues falava na sede nacional da PSP, em Lisboa, onde esta sexta-feira presidiu à entrega de 97 viaturas a esta força de segurança.

«Não é tão só a melhoria das condições operacionais das forças de segurança que preocupa o Governo (…), é pois também, na valorização e na renovação de recursos humanos, que incidem as nossas preocupações e os nossos esforços», disse.

Para a ministra, «só com exigente capacitação humana é que se pode cumprir a segurança como um valor essencial e complexo», acrescentou.

Sobre as viaturas hoje entregues à PSP – 55 veículos ligeiros e 42 motociclos -, a ministra disse tratar-se de um investimento que totaliza cerca de dois milhões e duzentos mil euros.

Considerou, a propósito, «imperativo» apostar e desenvolver a capacidade operacional da Polícia de Segurança Pública, dotando-a de mais e melhores meios para o desempenho da função que lhe está confiada.

Os veículos entregues hoje à PSP destinam-se às diversas valências da polícia, das patrulhas à investigação criminal, à prevenção rodoviária e às equipas de prevenção e reação imediata, de norte a sul do país, afirmou Anabela Rodrigues.