Uma petição que está a circular nas redes sociais exige que a pena máxima de prisão para os incendiários passe de oito para 25 anos de prisão. No site Petição Publica já mais de 25 mil pessoas assinaram a petição, que deverá ser discutida no Plenário da Assembleia da República.

O autor da iniciativa diz ser um "cidadão Português cansado de assistir ano após ano à destruição do património florestal principalmente devido a mão criminosa", motivo pelo qual, pede que os cidadãos portugueses subscrevam a petição. 

Chega de ter mão leve com os criminosos que, por prazer ou interesses económicos, destroem o nosso património, põem vidas humanas em risco, e fazem-nos gastar milhares de euros no combate aos incêndios", diz o autor da petição. 

A concretizar-se a alteração, a pena para os incendiários passará para os 25 anos de prisão, ou seja, o máximo permitido por lei em Portugal, que é normalmente aplicável ao homicídio qualificado ou a outros crimes de extrema gravidade

Em cerca de 24 horas, a petição já foi assinada por mais de 25 mil pessoas e reúne quase 500 comentários, que aplaudem a petição do cidadão que tomou a iniciativa

Qualquer petição subscrita por um mínimo de mil cidadãos é publicada no Diário da Assembleia da República e, se for subscrita por mais de 4.000 cidadãos, é apreciada em Plenário da Assembleia da República.