Um veleiro francês, com três tripulantes a bordo, e uma embarcação de pesca colidiram na quarta-feira a cerca de 50 quilómetros a sudoeste de Leixões, num acidente de que resultou um ferido ligeiro, informa esta quinta-feira a página de Internet da Marinha.

O pedido de socorro emitido via rádio a partir do veleiro - que se encontrava com entrada de água a bordo e tinha um dos tripulantes feridos - chegou às 15:00 ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, que articulou as operações de assistência com a Capitania do Porto de Leixões.

«Logo após o abalroamento, a embarcação de pesca Estrela do Oceano prestou auxílio de reboque ao veleiro francês, tendo no entanto a operação sido concluída pelo salva-vidas de Leixões, por existir risco de afundamento, o que colocava em perigo a salvaguarda da vida humana dos velejadores», refere a Marinha.

O veleiro atracou em segurança pelas 19:00, no porto de Leixões e o tripulante ferido foi assistido no local por uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica, acrescenta a Lusa.