A Câmara de Ourém, distrito de Leiria, determinou esta quinta-feira o encerramento da ponte dos Namorados, na freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, na sequência de terem sido detetadas fissuras que poderiam pôr em causa a segurança dos automobilistas.

«No âmbito de uma inspeção de rotina a algumas pontes do concelho, os serviços da Câmara Municipal de Ourém detetaram fissuras recentes e a desagregação de algumas pedras na ponte dos Namorados, situação que pode indiciar um eventual desmoronamento parcial desta estrutura», informa a autarquia.

Numa nota de imprensa, o município esclarece que, «tendo em conta a segurança dos automobilistas, a importância histórica e o valor patrimonial que a ponte dos Namorados representa, foi decretado o encerramento imediato ao trânsito automóvel de forma a evitar o potencial agravamento das patologias verificadas».

A ponte dos Namorados está localizada na via que liga a estrada nacional 113 à Beltroa, a partir de uma rotunda junto de uma superfície comercial.

À agência Lusa, o presidente do município, Paulo Fonseca, explicou que «na segunda-feira será feita uma avaliação técnica», após a qual será decidida a continuidade do encerramento ou, na eventualidade de se concluir que não oferece perigo, «a ponte será reaberta ao tráfego automóvel».

Paulo Fonseca adiantou que se a estrutura necessitar de trabalhos, a autarquia irá executá-los, referindo que o local «tem algum trânsito automóvel, sobretudo de pessoas que, deslocando-se de Fátima ou de Leiria, escolhem aquela via para visitar o Castelo de Ourém».

O presidente do município acrescentou que a situação foi detetada no âmbito de trabalhos de rotina de verificação deste tipo de estruturas.