Um sismo com magnitude 4,0 na escala de Richter foi registado esta segunda-feira a cerca de 110 quilómetros a sul de Faro, mas não há informação de que tenha sido sentido, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, o instituto informou que o sismo ocorreu às 04:48 e foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente com uma magnitude de 4,0 na escala de Richter e cujo epicentro se localizou a cerca de 110 quilómetros a sul de Faro.

O IPMA indicou ainda não ter recebido quaisquer informações de que o sismo tenha sido sentido pela população.

Na nota, o instituto salientou que a “localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas” e, por isso, “agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes”.

Portugal tem sido assolado por sismos de pequena densidade e sem consequências. Um sismo de magnitude 3.5 na escala de Richter foi sentido, neste domingo, na região de Cadaval, Óbidos e Peniche, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). No sábado, um sismo de igual intensidade foi sentido na região de Peniche.