A EDP Distribuição informou hoje que está a deslocar geradores para os locais afetados pelo incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande, Leiria, estando em contacto com os autarcas da zona e assumindo dificuldades no terreno.

“Temos estado nos locais dos incêndios a acompanhar de perto e em ligação com a Proteção Civil procurando ter as intervenções possíveis, embora com o nosso pessoal a ter dificuldade para passar em segurança para manobrar os órgãos de rede”, afirmou hoje à agência Lusa fonte da empresa.

Segundo esta fonte, as equipas da EDP Distribuição “estão nos locais mobilizadas para atuar quando necessário e de acordo com orientação dos bombeiros”.

“Estamos a deslocar geradores, pois suspeitamos que alguns locais agora isolados vão precisar [deles] para restabelecer o serviço, mas só saberemos após estradas abertas”, adiantou a mesma responsável, referindo que, entretanto, dois geradores foram ligados, sem precisar os locais.

A empresa adianta ter “uma equipa em reserva para avançar” e “fazer esse trabalho de avaliação/reparação” dos danos, acrescentando que tem um representante permanente na Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Carnaxide, no Comando Distrital de Operações e Socorro de Leiria e no posto de operações em Pedrógão Grande.

O incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande, norte do distrito de Leiria, provocou 57 mortos e 59 feridos, disse hoje o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.