Militantes, simpatizantes e "amigos da Festa" vão experimentar mais um terço dos terrenos (seis hectares) na Amora, Seixal, celebrando a 40.ª edição do evento político-cultural organizado pelo PCP, "Avante!", entre esta sexta e domingo.

Em três dias, há gastronomia portuguesa e estrangeira, em diversos restaurantes e quiosques montados desde junho pelos comunistas, e atuações de Xutos e Pontapés, com participação de Paulo de Carvalho, Sérgio Godinho e Jorge Palma, as fadistas Ana Moura, Aldina Duarte, Cristina Branco e Kátia Guerreiro, a banda Diabo na Cruz, além de Marta Ren, Carlão, Sam the Kid ou Peste e Sida, entre muitos outros, num total de 120 espetáculos.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, fará um primeiro discurso para declarar aberto o evento, pelas 19:00 de sexta-feira, e tem a intervenção de fundo marcada para o grande comício de encerramento, domingo, cerca das 18:30, pela primeira vez num contexto em que os comunistas apoiam um Governo do PS no parlamento.

Os visitantes da Festa do "Avante!" já vão gozar da recém-adquirida Quinta do Cabo da Marinha, anexa à Quinta da Atalaia.

O novo espaço, à direita de quem olha para a da baía do Seixal, foi comprado em 2014, por 950 mil euros, e a campanha de angariação de fundos rendeu aos comunistas 1,2 milhões de euros. Após trabalhos de requalificação, totalizam-se mais de 200.000 m2, quase o dobro da área do centro comercial Colombo.

Outra novidade é uma aplicação para telefones móveis que inclui o mapa do recinto e a pesquisa pelos diversos horários e eventos programados, podendo o utilizador ser notificado na hora ou com algum tempo de antecipação para um espetáculo ou iniciativa que seja do seu interesse.