O trânsito nalgumas zonas da Baixa de Lisboa vai estar condicionado na noite da passagem do ano e totalmente interdito entre as 20:30 de quinta-feira e as 04:00 de sexta-feira, segundo um comunicado hoje divulgado pela PSP.


“Devido à realização das festas de fim de ano na Praça do Comércio, a zona baixa da cidade vai estar sujeita a diversos condicionamentos de trânsito, nomeadamente o encerramento geral à circulação rodoviária entre as 20:30 do dia 31 de dezembro e as 04:00 do dia 01 de janeiro de 2016”, lê-se no comunicado.


O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP adianta que o trânsito na Avenida Infante D. Henrique (sentido Parque das Nações/Praça do Comércio) vai estar cortado a partir da estação fluvial do Terreiro do Paço, com desvio para a Avenida Mouzinho de Albuquerque.

No sentido oposto, o trânsito que provém da Avenida 24 de Julho vai estar cortado a partir do Cais do Sodré, onde se pode fazer inversão do sentido de marcha, e será desviado para a Rua do Alecrim.

A circulação automóvel vai estar ainda parcialmente condicionada na Avenida D. Carlos I.

O trânsito proveniente da Avenida da Liberdade só vai até aos Restauradores, zona onde está prevista a inversão de sentido para veículos particulares, podendo os transportes públicos ir até ao Rossio.

Os carros provenientes da Avenida Almirante Reis terão a inversão de sentido no Martim Moniz.

A partir das 23:45, os acessos à estação de metro na Praça do Comércio também vão ficar vedados.

No comunicado, a PSP indica que todas as alterações vão ser “devidamente coordenados no local pela polícia” e que será “garantido o acesso de veículos de emergência”.

A PSP aconselha ainda a população a privilegiar a utilização de transportes públicos mas, se levar carro e estacionar na via pública, verificar se o seu veículo permite a circulação de veículos pesados de emergência.

Não deixar valores à vista no interior do veículo e cooperar com os agentes da autoridade são outros conselhos daquela força de segurança.