A anunciada visita do Papa a Fátima, em 2017, ainda não tem programa definido, e desconhece-se também o número de dias que Francisco dedicará a Portugal.

O cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, disse esta quinta-feira, na conferência de imprensa que antecede a abertura da peregrinação internacional de maio, que apenas conhece a intenção manifestada pelo Papa de visitar Portugal.

“Sabemos que quer vir a Fátima, assim tenha saúde, mas não sabemos mais do que isso”, explicou.

Manuel Clemente recordou que o Papa Paulo VI visitou Portugal em 1967, por ocasião do cinquentenário das aparições, e apenas esteve em solo português um dia.

A cumprir-se a intenção de Francisco, essa será a quarta presença de um Papa em Portugal, depois Paulo VI, João Paulo II (três vezes e uma escala técnica) e Bento XVI.

O cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, preside esta quinta-feira e na sexta-feira à peregrinação internacional que decorre no Santuário de Fátima e que celebra o 99.º aniversário das aparições.

Em 2017, ano em que se comemora o centenário das aparições, é esperada a presença em Fátima do Papa Francisco.

"O meu espírito alegra-se em Deus, meu Salvador" é o tema desta peregrinação que, além das habituais cerimónias litúrgicas, inclui o acolhimento da imagem da Virgem Peregrina - que viajou ao longo de um ano pelas 21 dioceses portuguesas do continente e ilhas, conventos e mosteiros de clausura - e a consagração dessas mesmas dioceses a Nossa Senhora de Fátima.

A peregrinação abriu oficialmente esta quinta-feira, na Capelinha das Aparições, com uma saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos, agendada para as 18:30.

Pelas 21:30, no recinto do Santuário, decorre o rosário, seguido da Procissão das Velas, após a qual o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, preside à missa no novo altar.

Na sexta-feira, 13 de maio, a celebração final começa às 09:00, com o rosário na Capelinha das Aparições. Segue-se, às 10:00, a procissão para o altar, missa, a tradicional bênção dos doentes, consagração e procissão do adeus.