Apagar fogos ou aprender que não se deve desperdiçar comida são coisas muito sérias, mas a mensagem pode passar em tom de brincadeira. Por isso, a casa do Presidente da República recebe esta segunda-feira, Dia Mundial da Criança, uns convidados muito especiais. E muitos. Cerca de 200 meninos e meninas que foram passar o dia a aprender enquanto brincam sobre proteção civil e que os bens alimentares são escassos.
 
Na iniciativa do Museu da Presidência da República, "Prevenir e brincar é o que está a dar", as crianças participam em atividades do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, provas de obstáculos, demonstrações de técnicas e exercícios de treino com cães em busca e salvamento. E, claro, podem ver as viaturas dos bombeiros, em tamanho real, como aquelas que povoam o chão dos seus quartos lá por casa.
 
As crianças também serão as peças fundamentais do jogo "Zero desperdício, Supercampeão". Desenhado à escala humana, o jogo visa sensibilizar para o desperdício alimentar, ensinando que não se deve deitar fora a comida.
 
Porque o futuro também começa nas crianças, quem sabe, se um destes meninos ou meninas será Presidente da República portuguesa?