O incêndio que deflagrou ontem, quarta-feira, em Oura, Chaves, ficou dominado nesta madrugada de quinta-feira, sendo que ontem chegou a alastrar a Vila Pouca de Aguiar. Ao início desta manhã, estava já em fase de conclusão.

Segundo a informação presente na página da Internet Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), pelas 07:30, estavam ainda no terreno 195 operacionais, acompanhados de 63 veículos. 

Ao início da madrugada, chegaram a estar no local 333 operacionais e 109 veículos, mas a evolução favorável do combate às chamas permitiu dominar o incêndio e reduzir o efetivo.

Este fogo teve início às 14:15 de quarta-feira.

Hoje, pelas 07:30, havia 18 incêndios em curso em Portugal, dois em resolução e 12 em conclusão. Um deles é, precisamente, este de Chaves, no distrito de Vila Real.

Mais de 40 concelhos de 10 distritos em risco máximo

Atenção que mais de 40 concelhos de 10 distritos de Portugal continental estão hoje em risco máximo de incêndio, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esses concelhos pertencem a Faro, Beja, Portalegre, Santarém, Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança.

O IPMA colocou ainda vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco elevado e muito elevado.