A GNR anunciou, esta quinta-feira, que vai intensificar, na sexta-feira, a fiscalização do controlo de velocidade nas estradas portuguesas onde as multas por excesso de velocidade são mais frequentes, numa operação que envolve 246 militares.

Num comunicado, a GNR refere que «intensifica, no dia 20 de setembro, a fiscalização do controlo de velocidade, orientando as ações de fiscalização para as estradas nacionais, regionais, municipais e vias situadas no interior das localidades onde as infrações por excesso de velocidade são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação».

Esta operação, designada «Mercúrio», envolve 246 militares, de todos os comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito, que, «equipados com meios de controlo de velocidade operacionais, levam a efeito 109 ações de controlo de velocidade, no sentido de combater o flagelo da sinistralidade rodoviária associada ao excesso de velocidade».

De 01 de janeiro a 31 de julho deste ano, de acordo com informação disponibilizada pela GNR, foram controlados 6.293.822 de veículos, mais 929.138 do que no mesmo período de 2012.

Nesse âmbito, foram detetados 109.437 veículos em excesso de velocidade, o que representa menos 1.024 infrações relativamente ao mesmo período de 2012.