A Guarda Nacional Republicana deteve 147 pessoas em flagrante delito, durante o fim de semana, e apreendeu 250 doses de haxixe, 24 de heroína e 139 de cocaína, informou hoje a GNR.

De acordo com a informação disponível na página da internet desta força militar, das 147 detenções em flagrante delito, 121 resultaram de condução sob efeito de álcool, 14 da falta de habilitação legal para conduzir, cinco do tráfico de estupefacientes, outras tantas de furtos, uma devido a ofensas à integridade física e, outra, a posse de arma proibida.

No fim de semana, foram ainda apreendidas uma arma de fogo, duas armas brancas, 115 munições e 560,15 euros em numerário.

No que se refere ao trânsito, naquele período a GNR fiscalizou 6.495 condutores, tendo detetado 2.770 infrações.

Destas, 996 respeitam a excesso de velocidade (em 38.091 controlos), 220 a condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 132 a ausência ou incorreção de utilização de cinto de segurança/sistema de retenção para crianças, 89 a falta de inspeção periódica obrigatória de veículo, 87 a uso indevido de telemóvel durante a condução, 45 a falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório e 20 detenções estão relacionadas com tacógrafos (aparelhos de controlo de condução em transportes rodoviários).

Além da atividade normal, a GNR efetuou durante o fim de semana um conjunto de operações no território português que visaram, sobretudo, a prevenção e combate à criminalidade violenta e a fiscalização rodoviária.