A PSP deteve 102 pessoas, a maioria por condução com excesso de álcool, e apreendeu seis armas e 93 doses de droga durante uma operação de 24 horas realizada no fim de semana, indicou hoje aquela força de segurança.

A PSP realizou, entre as 07:00 de sábado e 07:00 de domingo, a terceira operação trimestral, ação que durou 24 horas e realizada no âmbito da atividade operacional prevista para este ano.

Em comunicado hoje divulgado, a PSP refere que foram detidas 102 pessoas, das quais 60 por condução sob influência de álcool, 19 por falta de habilitação para conduzir, seis por agressão a polícias e quatro por tráfico de droga.

Em 24 horas, a Polícia de Segurança Pública apreendeu também seis armas e 93 doses de droga, multou 37 estabelecimentos (13 por incumprimento de horário) e identificou 531 pessoas.

Durante a operação foram ainda fiscalizados 7.666 veículos e detetou 208 condutores com taxa de álcool superior a 0,5 gramas por litro no sangue e 609 automobilistas em excesso de velocidade, além de registados 31 contraordenações por falta de inspeção periódica, 14 por uso de telemóvel e 13 por falta de cinto.

No comunicado, a PSP refere que estas operações trimestrais têm como objetivo manter o sentimento de segurança e diminuir a criminalidade na área da responsabilidade da Polícia.

A PSP adianta que dados ainda provisórios do primeiro semestre do ano apontam para uma descida da criminalidade de cerca de quatro por cento em relação 2013 e os comandos de Lisboa, Porto, Setúbal e Faro apresentam descidas entre os 2,6% e os 4,7%.

A PSP indica ainda que, ao longo dos próximos dias, vai manter «um elevado reforço de visibilidade considerando o início do ano escolar».