A Guarda Nacional Republicana (GNR) recebe na segunda-feira 57 viaturas ligeiras e 15 motociclos que irão reforçar a operação «Verão Seguro», informou este sábado aquela corporação.

A cerimónia de entrega está marcada para as 11:00 de segunda-feira na Escola da Guarda, em Queluz (Sintra), e será presidida pelo ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

O reforço da operação «Verão seguro» será feito também através de meios humanos, com militares da Unidade de Intervenção, da Unidade de Segurança e Honras de Estado, da Unidade Nacional de Trânsito e da Escola da Guarda (formandos do Curso de Formação de Guardas), segundo o mesmo comunicado.

Fonte da GNR disse à Lusa que «é cerca de 200 o número de efetivos» que irão reforçar a operação.

A operação «Verão Seguro» teve início no dia 1 de junho e prolonga-se até ao dia 15 de setembro.

No comunicado, a GNR sublinha que «tem à sua responsabilidade a maior parte da rede rodoviária nacional, bem como as principais zonas turísticas da orla costeira».

A operação «visa garantir a segurança da população, nacional e estrangeira, que nesta altura do ano se desloca para as principais zonas turísticas da orla costeira, bem como dos diversos espetáculos e eventos que se realizam no verão, sendo ainda dada particular importância à segurança rodoviária nos principais eixos de acesso às zonas balneares», esclarece a GNR.