A GNR vai reforçar, entre esta sexta-feira e domingo, a segurança nas estradas portuguesas através de ações de patrulhamento e apoio aos automobilistas que se deslocam durante o verão. 

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana adianta que as ações de patrulhamento vão estar sobretudo direcionadas para a zona sul do país.

Durante os três dias da operação, os militares da GNR vão estão “particularmente atentos aos comportamentos de risco que coloquem em causa a segurança rodoviária”, nomeadamente a condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas, excesso de velocidade e não utilização do cinto de segurança ou cadeirinhas para criança.

Nas ações de patrulhamento, a GNR vai estar também atenta às manobras perigosas de ultrapassagem, mudança de direção, inversão do sentido da marcha, cedência de passagem, distância de segurança e condução sem habilitação legal.

A GNR refere ainda que esta operação tem o objetivo "de garantir a segurança durante os deslocamentos de e para os locais de veraneio e eventos de diversa natureza próprios desta altura do ano".