É este domingo, o " Onyria Running Challenge" 2015, uma corrida solidária, através do litoral de Cascais com a meta instalada na praia do Guincho. A partida está marcada para as nove e meia da manhã, junto à Casa da Guia, em Cascais.

São dez quilómetros de corrida ou quatro quilómetros de caminhada, com o intuito de angariar fundos para o projecto "Casa Porto Seguro" da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL).

A Casa Porto seguro é uma iniciativa de apoio e acolhimento a doentes oncológicos com dificuldades económicas.

O objetivo do projeto é construir uma casa onde os doentes e os seus familiares possam ficar no decorrer dos tratamentos no IPO de Lisboa.

O "Onyria Running Challenge”, realiza-se pelo 2º ano consecutivo, e o valor das inscrições reverte para a Associação Portuguesa Contra a Leucemia.

A prova de dez quilómetros tem um custo de dez euros, a caminhada seis euros.

Serão premiados com troféus os três primeiros lugares da classificação geral, masculina, feminina e os vários escalões, para além das t-shirts alusivas à corrida que serão entregues a todos os participantes.

À margem das duas provas, o Grupo Onyria vai realizar também um desafio histórico para os seus colaboradores: uma corrida de 260 km, entre o hotel Quinta da Marinha e o Onyria Palmares Beach & Golf Resorts em Lagos, Algarve, passando pelos locais mais bonitos do litoral sul de Portugal.

A prova terá a duração de 26 a 30 horas.

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia foi fundada a janeiro de 2002, resultado da iniciativa de um grupo de doentes sobreviventes da Leucemia e de Linfoma, em conjunto com alguns médicos do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa.

O objetivo da APCL é mobilizar e consciencializar a sociedade para a doença Leucemia, e contribuir para a promoção e investigação científica dos tratamentos dos doentes, através da manutenção do Registo de Dadores Voluntários de Medúla Óssea em Portugal, da atribuição de Bolsas na Formação Avançada de Profissionais de Saúde e do Apoio Financeiro a doentes.