logotipo tvi24

ONU: Portugal é 41.º país mais desenvolvido

Relatório das Nações Unidas analisa factores como esperança média de vida, escolaridade ou rendimento nacional bruto por pessoa

Por: tvi24 / PB    |   2011-11-02 11:36

Portugal ocupa este ano o 41.º lugar entre os 187 países avaliados no Relatório para o Desenvolvimento Humano das Nações Unidas divulgado esta quarta-feira. O país mantém-se assim na mesma posição que ocupava em 2010.

De acordo com a Lusa, nesta análise da ONU são considerados factores como a esperança média de vida, a escolaridade ou o rendimento nacional bruto por pessoa.

Em relação ao ano passado, Portugal caiu do 40.º para o 41.º lugar. Mas como o número de países que integram a tabela aumentou de 169 para 187, os especialistas da ONU consideram que mantém a mesma posição no «ranking».

O documento apresenta a evolução ao longo dos últimos 30 anos. Neste período a esperança de vida à nascença em Portugal aumentou 8,2 anos, a escolaridade subiu em média 2,9 anos e o rendimento nacional bruto por pessoa aumentou 76 por cento.

No entanto, a previsão do rendimento nacional bruto para este ano aponta para o valor mais baixo registado entre os últimos quatro avaliados. Em 2000 atingiu os 20.662, cinco anos depois subiu para 20.980, em 2010 baixou ligeiramente para 20.928 e este ano espera-se que desça para os 20.573.

Portugal apresenta uma esperança média de vida para os nascidos de 79,5 anos e um índice de escolaridade média por habitante de 7,7 anos.

Os peritos da ONU consideram a Grécia e a Hungria como países semelhantes a Portugal, quer pelo número de habitantes e índice de desenvolvimento humano. Ocupam, respectivamente, o 29º e o 38º lugar.

Maioria dos países lusófonos com «baixo nível de desenvolvimento humano»

A maioria dos oito países lusófonos mantém a classificação de «baixo desenvolvimento humano» neste relatório da ONU, apesar dos progressos alcançados nas últimas duas décadas. Moçambique é o quarto pior do Mundo no índice de 2011 das Nações Unidas.

Moçambique (184.º), Guiné-Bissau (176.º), Angola (148.º), Timor-Leste (147.º) e São Tomé e Príncipe (144.º) continuam a ocupar os lugares mais baixos no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que este ano analisou 187 países.

Cabo Verde (133.º) surge classificado como tendo «desenvolvimento humano médio» e o Brasil (84.º) como país de «desenvolvimento humano elevado.

Partilhar
EM BAIXO: Idoso
Idoso

Força Aérea resgata jovem em alto mar
No espaço de duas semanas esta é já a terceira missão deste tipo feita pela Força Aérea Portuguesa no arquipélago
Morte de pescadores é «sofrimento permanentemente»
Autarca de Vila do Conde em Caxinas, onde os corpos das vítimas do naufrágio foram recebidas com muitas lágrimas
Veja as imagens do resgate dos sobreviventes de «Mar Nosso»
Corpos das vítimas já chegaram a Portugal. Excesso de peso pode ter estado na origem de mais esta tragédia no mar
EM MANCHETE
As imagens do resgate dos sobreviventes de «Mar Nosso»
Corpos das três vítimas do naufrágio nas Astúrias já se encontram em Portugal
25 de Abril: Lula da Silva em Lisboa com Passos e Cavaco
Sismo de 7.5 com aviso de tsunami