logotipo tvi24

ONU: Portugal é 41.º país mais desenvolvido

Relatório das Nações Unidas analisa factores como esperança média de vida, escolaridade ou rendimento nacional bruto por pessoa

Por: tvi24 / PB    |   2011-11-02 11:36

Portugal ocupa este ano o 41.º lugar entre os 187 países avaliados no Relatório para o Desenvolvimento Humano das Nações Unidas divulgado esta quarta-feira. O país mantém-se assim na mesma posição que ocupava em 2010.

De acordo com a Lusa, nesta análise da ONU são considerados factores como a esperança média de vida, a escolaridade ou o rendimento nacional bruto por pessoa.

Em relação ao ano passado, Portugal caiu do 40.º para o 41.º lugar. Mas como o número de países que integram a tabela aumentou de 169 para 187, os especialistas da ONU consideram que mantém a mesma posição no «ranking».

O documento apresenta a evolução ao longo dos últimos 30 anos. Neste período a esperança de vida à nascença em Portugal aumentou 8,2 anos, a escolaridade subiu em média 2,9 anos e o rendimento nacional bruto por pessoa aumentou 76 por cento.

No entanto, a previsão do rendimento nacional bruto para este ano aponta para o valor mais baixo registado entre os últimos quatro avaliados. Em 2000 atingiu os 20.662, cinco anos depois subiu para 20.980, em 2010 baixou ligeiramente para 20.928 e este ano espera-se que desça para os 20.573.

Portugal apresenta uma esperança média de vida para os nascidos de 79,5 anos e um índice de escolaridade média por habitante de 7,7 anos.

Os peritos da ONU consideram a Grécia e a Hungria como países semelhantes a Portugal, quer pelo número de habitantes e índice de desenvolvimento humano. Ocupam, respectivamente, o 29º e o 38º lugar.

Maioria dos países lusófonos com «baixo nível de desenvolvimento humano»

A maioria dos oito países lusófonos mantém a classificação de «baixo desenvolvimento humano» neste relatório da ONU, apesar dos progressos alcançados nas últimas duas décadas. Moçambique é o quarto pior do Mundo no índice de 2011 das Nações Unidas.

Moçambique (184.º), Guiné-Bissau (176.º), Angola (148.º), Timor-Leste (147.º) e São Tomé e Príncipe (144.º) continuam a ocupar os lugares mais baixos no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que este ano analisou 187 países.

Cabo Verde (133.º) surge classificado como tendo «desenvolvimento humano médio» e o Brasil (84.º) como país de «desenvolvimento humano elevado.

Partilhar
EM BAIXO: Idoso
Idoso

Casal levado pelo mar da Nazaré
Naturais da Amarante terão entrado no mar com bandeira vermelha. Homem está desaparecido, mulher foi resgatada com vida
Menor detido em gang que fazia assaltos
A GNR deteve quatro jovens entre os 22 e os 17 anos que pertenciam a um grupo organizado após uma perseguição a alta velocidade
Comboio da Costa já circula após fazer um ferido
Comboio descarrilou e uma pessoa foi assistida no hospital Garcia de Orta
EM MANCHETE
As costas históricas de António
Jorge Sampaio, Almeida Santos, Manuel Alegre e Vera Jardim ao lado de António Costa e contra Seguro nas primárias socialistas
Pais vão saber quem são os pedófilos condenados
CGTP quer salário mínimo de 540 euros e aumentos de 3%