A forte agitação do mar causou este domingo diversos danos materiais em localidades costeiras da Região Centro, como Nazaré, Peniche e São Martinho do Porto, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria.



Durante a noite e primeiras horas da manhã, o mar avançou para zonas habitadas e causou algumas inundações. A agitação marítima provocou prejuízos diversos em estabelecimentos comerciais, cafés, viaturas e embarcações, adiantou aquela fonte à agência Lusa.



Na Nazaré, «a forte ondulação do mar atingiu a marginal, que esteve cortada ao trânsito até às 07:00», disse à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários da vila, João Estrelinha.



«O mar partiu as montras de um restaurante. Este é o único dano que registámos», disse João Estrelita, indicando que a intervenção dos bombeiros foi solicitada às 04:00 da madrugada. De acordo com o comandante, algumas viaturas estacionadas na marginal «foram presas com cabos para evitar outros danos».



O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, revelou que ainda este domingo vão ser criadas barreiras de areia na praia, devido à continuação da agitação marítima forte que se prevê para este domingo. O mar conseguiu galgar duas barreiras de areia que tinham sido colocadas na praia para travar o avanço das ondas.



Walter Chicharro admitiu que algumas artérias da Nazaré venham a ser interditadas ao trânsito nas próximas horas.