Seis distritos do litoral português estão sob aviso amarelo devido à agitação marítima, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a prever ondas entre os quatro e os cinco metros.



Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Porto e Viana do Castelo são os distritos sob aviso amarelo desde as 18:00 de domingo e até ao meio-dia de segunda-feira, de acordo com a informação divulgada no site do IPMA, que alerta para a altura significativa das ondas de oeste a sudoeste.



Para os distritos de Braga, Viana dos Castelo e Porto está também previsto vento forte do quadrante oeste que, no litoral, pode chegar aos 80 quilómetros por hora.



O aviso amarelo devido à agitação marítima mantém-se nos mesmos seis distritos a partir das 06:00 de terça-feira e até às 18:00 do dia seguinte, com ondas de noroeste entre os quatro e os cinco metros.



A previsão do mesmo tipo de ondas para os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro levou o IPMA a colocar também estes distritos sob aviso amarelo entre a tarde de terça-feira e a de quarta-feira.



O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e implica riscos para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.